


A indústria da alimentação lidera desde cedo e cada vez mais o investimento publicitário realizado pelos principais meios de comunicação. Muitas vezes influenciados pela televisão, pela rádio e pelas revistas vamos comprar os alimentos sejam eles "ricamente saborosos" ou que nos "fazem bem". As nossas opções alimentares convergem para uma corrente estruturalista, se as nossas escolhas visarem a nossa satisfação, bem-estar e clivagem de desejos, não tendo como objectivo o valor nutricional. Esta corrente terá sido a mais empírica e terá surgido primeiramente devido a formulações de normas e regras socias. Um bom exemplo é o do "Guaraná antártica"...ver aqui, refresca verão! Convergimos para uma corrente funcionalista quando nas nossas escolhas alimentares temos em vista os nutrimentos essencias ao nosso organismo, que nos ajudem a ter uma vida saudável e em equilíbrio. A Danone é uma marca privilegiada, os consumidores que abrangem, normalmente,faixa etária mais alta, são preocupados com a sua dieta, em geral. A sua arma, a publicidade, inunde-nos com o que"faz bem" como podemos comprovar...ver aqui. A publicidade que nos aborda todos os dias é tão vasta e cada vez maior, e cada vez mais aborda o tema nutrição. Daí, por vezes as duas correntes se unam para obter um maior número de consumidores e de idades mais abrangentes. Por exemplo Santal Rad – como dizem,o refrigerante com tomates, que de tomates não tem nada. 9% de tomate ,água ,3,5% de sumo de laranja, 1,5% de sumo de limão, frutose, açúcar, edulcorantes, aspartame , acesulfame k, corantes, aromas e regulador de acidez é a sua constituição; usa o sabor e a "qualidade do tomate" como atracção ao consumo. Porém nunca devemos esquecer que as escolhas partem de nós...
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